A gestão de estoque no comércio eletrônico é um destaque entre as partes mais críticas e complexas da gestão de negócios.

Isso inclui rastreamento e monitoramento de pedidos, envio, recebimento, separação de mercadorias, bem como, vários outros procedimentos relacionados.

Portanto, a necessidade de uma solução de gerenciamento de estoque eficaz é mais importante do que nunca.

Acompanhe nosso artigo e saiba como uma gestão de estoque eficaz trará benefícios para seu comércio eletrônico.

Desafios da gestão de estoque no comércio eletrônico

À medida que as formas de fazer negócios e os canais para chegar ao cliente evoluem, também evoluem os desafios associados ao gerenciamento de estoque.

Nesse sentido, especialmente para as lojas de comércio eletrônico (e-commerce, marketplace e loja virtual), a necessidade de conciliar os clientes em vários canais e fornecer serviços e sites atualizados 24 horas por dia é um desafio constante.

Por isso, cada vez mais as empresas sentem a necessidade de otimizar o estoque para garantir que nenhuma venda seja perdida.

Afinal, mais de 70% dos clientes online procuraram um produto em outro lugar se ele estivesse indisponível, em vez de aguardar a disponibilidade em sua loja online.

O estoque no comércio eletrônico

As empresas de comércio eletrônico lidam principalmente com a venda de produtos acabados. Esses produtos permanecem como estoque até serem vendidos, portanto, eles se enquadram na categoria de ativos de uma empresa.

O estoque geralmente é um dos maiores ativos de uma empresa, tornando-se cada vez mais importante administrá-lo com cuidado, pois há grandes repercussões financeiras se algo der errado.

Dependendo do tipo de negócio de comércio eletrônico, alguns produtos em estoque podem ter uma vida útil limitada. 

Por isso, se a vida útil de certos produtos for limitada, as empresas de comércio eletrônico precisam estar preparadas para movimentar o estoque de maneira eficiente.

Os processos manuais na gestão de estoque

De acordo com uma pesquisa da Konduto realizada em parceria com o E-Commerce Brasil 65% dos respondentes afirmam que usam de maneira combinada tanto métodos digitais quanto manuais para a análise dos pedidos e movimentações.

Enquanto isso, somente 18% usam métodos completamente automatizados e 15% não fazem nenhum tipo de análise de pedidos. Isso significa que 43% das pequenas empresas são vulneráveis ​​a erros.

Portanto, ter uma solução de software para a gestão de estoque elimina os processos manuais e evita o erro humano.

Pontos essenciais na gestão de estoque para comércio eletrônico

Primordialmente, existem alguns pontos essenciais a serem lembrados ao executar a gestão de estoque.

Manter esses pontos em mente ajudará seu estoque a ir um pouco mais longe. Eles também garantirão que você esteja lucrando e mantendo o nível de satisfação dos cliente.

Mantenha um estoque de segurança

Você nunca sabe quando algo inesperado pode acontecer, por isso, é importante garantir que você tenha um estoque de segurança.

Pode haver muitos motivos pelos quais você pode precisar disso. Basta observar os casos recentes de compras desenfreadas por causa da pandemia, para ver que oferta e demanda inesperadas acontecem.

Manter um estoque de segurança garantirá que você se prepare para qualquer imprevisto.

Balanceie o estoque

Você não quer ter tanto estoque que precise liquidar, mas você também não quer ter pouco estoque a ponto de dizer a um cliente que você não tem o produto e afastar seu mercado-alvo.

Ambos podem levar à perda de lucros por meio de liquidações e críticas negativas, por isso, ter o software certo e gerenciar o estoque corretamente ajudará a evitar isso.

Observe as compras anteriores

Ao fazer isso, você pode criar um ciclo de retorno para entender como funciona o estoque. Você pode avaliar o estoque que precisa ser aumentado ou reduzido.

O rastreamento de estoque permite que você veja quais produtos estão vendendo melhor. Também ajuda na avaliação das tendências e pode ser feito com a frequência que você desejar.

Monte um kit

Reunir produtos para vender como um kit pode solucionar o problemas com os produtos parados no estoque. Por exemplo, compre 2 e ganhe 1.

Isso ajuda a se livrar de qualquer excesso de estoque a um bom preço.

Isso também aumenta o valor médio do pedido e permite que os clientes saibam que estão fazendo um ótimo negócio .

Seja inteligente com armazenamento

Ao reunir o estoque para vender, é importante pensar no armazenamento físico dos itens. Seja para manter os itens em uma sala sobressalente ou em um depósito, certifique-se de que os itens sejam fáceis de localizar.

Mantê-los em um lugar onde você possa embalá-los e postá-los facilmente significa que o cliente receberá o item mais cedo.

Baseie a localização nas vendas e tendências, movimente os produtos de vez em quando, se necessário. Isso o ajudará a manter o controle de seu estoque e proporcionará grande satisfação ao cliente. 

Como escolher um software de gestão de estoque para comércio eletrônico

Um bom sistema de gerenciamento de estoque é dotado de ferramentas necessárias para automatizar processos manuais e economizar tempo. 

Do mesmo modo, ele fornece controle centralizado e visibilidade de todas as operações de movimentação de estoque.

No entanto, escolher o software de gerenciamento de estoque certo para o comércio eletrônico não é tão simples.

Você realmente deve considerar a natureza do seu negócio, o tamanho da sua empresa, os desafios e as necessidades específicas, leve em consideração os seguintes fatores:

  • Quantos usuários precisarão de acesso
  • O software permite escalabilidade à medida que sua empresa cresce
  • O software pode ser integrado a outros sistemas
  • Eles podem fornecer assistência à migração de dados
  • O sistema permite relatórios personalizados
  • Você tem permissão para auditar o histórico de seu inventário
  • O software permite que você evite inventário roubado, perdido ou extraviado
  • Qual é a qualidade do suporte técnico durante a solução de problemas

Assim, com base nos critérios mais comuns, você deseja encontrar um software que:

  • Pode analisar dados em tempo real;
  • Leva em conta o excesso e a falta de estoque;
  • Considera a sazonalidade;
  • Faz ajustes para onde o produto está em seu ciclo de vida.

Por fim, se você estabelecer as melhores práticas para o gerenciamento de estoque terá uma ajuda incrível para administrar o seu comércio eletrônico com eficiência.

Soluções PDA para gestão de estoque

É importante fazer as escolhas certas que podem escalar e crescer com sua empresa. Uma excelente gestão de estoque economizará dinheiro, tempo e melhorará o atendimento ao cliente.

Enfim, ter uma compreensão das soluções disponíveis irá acelerar o processo de escolha ou atualização de uma ferramenta de software, garantindo assim que seu dinheiro está sendo gasto na tecnologia certa.

Dessa forma, usar uma combinação do software certo e essas técnicas garantirá que você mantenha o controle de seu estoque, resultando em mais lucro para a sua empresa e maior satisfação de seus clientes.

Por isso, conte com as soluções PDA para a gestão de estoque para o seu e-commerce ou marketplace. Entre em contato!

– PDA Soluções –
Telefone: 11 2093-3327
E-mail: contato@pdasolucoes.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook