Como fazer um Balanço de Estoque no varejo

por | jul 8, 2021 | Balanço de Estoque | 0 Comentários

Fazer o balanço de estoque pode ser uma atividade desgastante para seus colaboradores que, em alguns casos, são escalados para trabalhar um dia a mais na semana, configurando também um acréscimo no faturamento da folha de pagamento com horas extras.

Mas é uma atividade indispensável e quando bem feita pode gerar resultados positivos de maneira surpreendente. Além disso, com um bom método para fazer o balanço, pode se tornar uma atividade menos dispendiosa para os colaboradores.

Para que fazer um balanço de estoque?

É possível que você já saiba boa parte dos benefícios de ter controle sobre suas mercadorias. Pode ser que você realize esse controle através das notas de entrada e saída. Mas se você trabalha com produtos perecíveis, por exemplo, esse sistema pode não ser o único.

Mas o balanço de estoque é necessário para todas as empresas que possuam mercadorias armazenadas. Se seu negócio possuir produtos perecíveis, é ainda mais indispensável.

Com um controle de estoque você pode controlar e prevenir problemas fiscais com declarações, além de evitar o pagamento de impostos indevidos. Ainda há o controle de falta de produtos ou peças, a redução de perdas com estoque parado, melhor planejamento de compras, etc.

Além disso, o balanço de estoque é uma parte importante da otimização da gestão da cadeia de suprimentos, como comentamos anteriormente em nosso blog, e poderá somar aos benefícios desta.

De forma geral, um balanço de estoque realizado com eficiência reduz gastos, aumenta a produtividade e os lucros.

Como é feito o balanço de estoque?

A realização de um balanço de estoque pode ser dividida em algumas etapas, dessa forma será mais fácil determinar e planejar a quantidade de horas para a atividade.

Quando: determine um dia e hora para fazer balanço

O primeiro passo para um planejamento eficiente de balanço de estoque é estabelecer a frequência ideal para seu negócio realizar essa atividade.

Nesse sentido, é necessário ainda determinar em qual horário ele será feito, planejando o fechamento ou não do seu negócio, se for o caso.

Quem: selecione os colaboradores que se encarregarão dessa atividade

Ter uma equipe que irá realizar o balanço é uma forma de organizar os colaboradores para que eles se desenvolvam cada vez mais na atividade e tornem-se mais eficientes no processo. Você também pode criar mais de uma equipe, que se revezará na tarefa.

Com a familiarização da equipe ao balanço de estoque, haverá aumento da produtividade. Além disso, você poderá investir em treinamentos para aumentar ainda mais a agilidade de sua equipe.

Pré-balanço de estoque

Esse é o momento de dar início efetivo ao trabalho. No pré-balanço você prepara uma lista com todos os itens que constam no seu estoque, para que possam ser quantificados.

Nessa etapa, um bom sistema de controle de estoque, alinhado com treinamento adequado, fará uma diferença imensa no tempo necessário para execução do projeto.

Organizar seus produtos em categorias ajudará a dividir sua equipe, facilitando e agilizando o processo.

Contagem e Recontagem

A contagem é o momento mais cansativo ao fazer o balanço de estoque, aqui fará uma enorme diferença possuir um sistema de registro de cada item, individualmente, como um código de barras.

Isso ajudará a reduzir qualquer problema de repetição de itens. Junto a isso, pode haver casos em que criar um “circuito” de contagem pode auxiliar na conferência.

O procedimento de recontagem é recomendado para alcançar um resultado mais preciso e confiável, com o objetivo de garantir que o seu controle, de fato, corresponda ao que está fisicamente estocado, prevenindo falhas humanas.

Utilize a tecnologia a seu favor

Os sistemas de controle de estoque funcionam com princípios semelhantes aos manuais, mas são mais flexíveis e as informações são mais fáceis de recuperar.

Você pode obter rapidamente uma avaliação do estoque ou descobrir como um item específico do estoque está se movendo.

Um sistema de controle é uma ótima opção para empresas que lidam com diversos tipos de estoque.

  • Integração de dados de estoque e preços com sistemas de contabilidade e faturamento. Todos os sistemas utilizam o mesmo
    conjunto de dados, portanto, você só precisa inserir os dados uma vez. O processamento de pedidos de vendas e o de compras
    integram-se ao sistema para que os saldos de estoque e as estatísticas atualizem automaticamente;
  • Monitoramento automático de estoque;
  • Identificação de fornecedores;
  • Identificação por radiofrequência (RFID), que permite que produtos ou componentes individuais sejam rastreados em toda a cadeia de suprimentos.

O uso de RFID para controle de estoque oferece várias vantagens

  • As etiquetas podem ser lidas remotamente;
  • Várias etiquetas podem ser lidas ao mesmo tempo, permitindo que um lote de produtos, mesmo diferentes, seja verificada simultaneamente;
  • As etiquetas podem receber códigos de identificação exclusivos, para que produtos individuais possam ser rastreados;
  • Certos tipos de etiqueta podem ser substituídos, permitindo que as informações sobre os itens sejam atualizadas, por exemplo, quando eles são movidos de uma parte de uma fábrica para outra;

Use a tecnologia RFID para:

  • Evitar o excesso ou falta de estoque de um produto ou componente
  • Segurança de estoque, posicionando leitores em pontos de alto risco, como saídas, fazendo com que disparem alarmes;
  • Controle de qualidade, especialmente se você fabrica ou armazena itens com uma vida útil limitada.

Os benefícios de um controle de estoque mais eficiente e segurança aprimorada o tornam particularmente atraente para varejistas, atacadistas ou distribuidores que estocam uma ampla variedade de itens e para fabricantes que produzem lotes de produtos para diferentes clientes.

Se você ainda não faz um acompanhamento do processo de balanço de seu estoque ou se deseja um replanejamento, conte com a PDA, possuímos soluções para toda a cadeia de estoque e seus processos.

– PDA Soluções –
Telefone: 11 2093-3327
E-mail: contato@pdasolucoes.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia mais
Como a Logística Digital impacta a sua empresa

Como a Logística Digital impacta a sua empresa

Podemos definir a logística digital como a evolução dos processos logísticos tradicionais, que eram executados com ferramentas analógicas, para processos logísticos modernos que são conduzidos por tecnologias digitais. Essa abordagem permite que as empresas executem o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *