Vantagens em primarizar o inventário de estoque

por | nov 26, 2020 | Inventario | 0 Comentários

Primarizar o inventário traz segurança e controle sobre o seu estoque uma vez que ninguém conhece melhor a sua empresa do que seus próprios colaboradores.

Seguramente, essa ação aproxima os colaboradores das estratégias e metas da empresa, também estimula a organização e o surgimento de ideias para a melhoria do setor.

Sendo assim, vamos conhecer as vantagens e ações para primarizar o inventário.

Aumentar o conhecimento sobre o seu estoque.

A princípio, um excelente motivo para primarizar o inventário é aumentar o conhecimento sobre o estoque por todos os colaboradores.

Definitivamente, conhecendo o seu estoque o seu planejamento de compras será mais assertivo já que sua equipe entenderá quais os produtos com maior ou menor giro. Ao mesmo tempo, evita-se também que ocorra o desabastecimento, erro bastante comum nas empresas que não realizam o inventário.

Outro ponto, é o controle sobre os produtos com data de validade, já que esses precisam de uma maior atenção para não perder o produto ou mesmo para enviá-lo à loja física ou ao consumidor final.

Otimização do espaço físico e recursos financeiros.

Desde já, sabemos que o estoque é algo que ocupa espaço e mobiliza recursos financeiros. Portanto, ao primarizar o inventário todos os colaboradores poderão compreender o tamanho do estoque e suas características, tomando ações para melhorar a utilização do espaço como por exemplo, reorganizar os produtos a fim de otimizá-lo.

Além disso, todos terão os dados que tornarão possível identificar a possibilidade de reduzir a quantidade de produtos em estoque, o que evitará o uso de recursos na ampliação do espaço.

Integração dos setores ao primarizar o inventário.

Primarizar o inventário ajuda a integrar os demais setores com o estoque, uma vez que todos terão acesso as informações. Com esses dados atualizados evita-se falhas na comunicação entre os setores e permite uma otimização no planejamento.

Com isso, o setor comercial terá uma efetividade nas vendas sabendo a quantidade dos produtos, já o pessoal de compras terá total controle nos pedidos evitando a falta dos produtos ou a compra demasiada.

Identificar problemas.

Mais uma vantagem em primarizar o inventário é que com todos os colaboradores conhecendo os dados de seu estoque, será possível identificar precocemente erros e problemas.

Sua equipe poderá perceber se há falhas, antecipadamente, nos pedidos de venda ou compra, produtos com avarias e em qual processo ela acontece, erros na separação do pedido entre outros.

Ou seja, você poderá resolver esses problemas antes que eles lhe façam perder dinheiro.

“Arme” os colaboradores para primarizar o inventário.

Fazer com que os colaboradores realizem o inventário registrando manualmente em uma folha os produtos, quantidades, tipos e seções onde se encontram é extremamente ineficaz e demorado. Além disso, é necessário refazer todo o processo caso haja inconsistências, o que é extremamente custoso.

Certamente, munir os funcionários coletores de dados que fazem a leitura através de códigos de barras, identificando todas as informações sobre o produto, cabendo ao funcionário apenas atualizar as quantidades. Por fim, você eliminará as papeladas e deixará a localização do produto muito mais fácil.

Tenha um software customizado.

Tenha certeza, ter um software customizado, com as funções personalizadas para as necessidades de seu estoque, irá propiciar um ganho em produtividade, controle de todas as saídas e entradas de forma organizada e informações em tempo real.

Além disso, você também mantém um controle sobre os seus fornecedores avaliando as condições de fornecimento de cada um, ou seja, você escolhe o que se enquadra melhor no atendimento da sua demanda.

Como resultado, usando a tecnologia a seu favor, sua empresa estará um passo a frente de seus concorrentes.

Conte com a PDA ao primarizar o inventário.

Por último, podemos concluir que primarizar o inventário traz impactos significativos para toda a rotina de sua empresa e de seus funcionários, isso aliado à um sistema de controle de estoque personalizado para as suas necessidades, sua empresa conseguirá elevar a produtividade, administrar melhor os recursos e assegurar a eficiência de toda a equipe.

A PDA possui a expertise em gestão de estoque com soluções desenvolvidas sob medida para a automatização de seus processos e ajudar a sua empresa a ter uma gestão inovadora, inteligente e eficaz.

Conte conosco para auxiliar a sua empresa na implantação dessas soluções.

– PDA Soluções –
Telefone: 11 2093-3327
E-mail: contato@pdasolucoes.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia mais
Como a Logística Digital impacta a sua empresa

Como a Logística Digital impacta a sua empresa

Podemos definir a logística digital como a evolução dos processos logísticos tradicionais, que eram executados com ferramentas analógicas, para processos logísticos modernos que são conduzidos por tecnologias digitais. Essa abordagem permite que as empresas executem o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *